sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Confissão

Desejo partilhar sobre a confissão não sob uma ótica de quem quer defender as razões deste sacramento, explorando as explicações técnicas. Falo da confissão enquanto sacramento: sinal visível e palpável da graça de Deus, pois é assim que a percebo, porque por ela sou tocado e toco o coração misericordioso de Deus, encontro nesse momento mais que palavras e meus pecados, encontro o próprio Deus.

Não foi sempre assim, ora era tentado a julgar o padre ora levado a me julgar, achava que naquele momento alguém deveria ser condenado. Tive medo, tive vergonha, tive vontade de não continuar a buscar a santidade. No começo, cada confissão parecia uma ovelha indo para o matadouro, tudo porque não via como sacramento, como sinal visível do Amor de Deus.

Ao contemplar o mistério do sacramento, e para isso foi necessário conhecer mais e rezar mais, o confessionário passou a não ser mais o matadouro, pelo contrário, era o lugar onde eu viveria denovo, o lugar onde eu recebo nova vida, vida que havia sido destruida pelos meus pecados, por isso para mim a confissão é antes de tudo o sacramento da ESPERANÇA.

--
Pois sabemos que a tribulação produz a paciência, a paciência prova a fidelidade e a fidelidade, comprovada, produz a esperança. E a esperança não engana. (Rm 5,1-11)

Lucas Amaral
Analista Web
https://about.me/lopesdoamaral

Nenhum comentário:

Postar um comentário