sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Retardando Etapas



Sempre ouço falar que somos acostumados a pular etapas da vida em diversas áreas: profissional, quando queremos ser promovidos após seis meses de trabalho; namoro, quando não esperamos o casamento para iniciar uma vida sexual; esportes, quando queremos atingir uma marca que muitos levaram anos para conseguir.

Mas e quanto ao retardamento das etapas? Será que é necessário passarmos sete anos num curso que só leva cinco para acabar? Será que precisamos sofrer um ano com a perda de algo quando dois meses seria o suficiente para voltarmos uma vida normal? Será que precisamos de dois ou três anos para ouvir a vontade de Deus a nível de vocação quando um seria bastante?

Ao contrario dos homens Deus não queima etapas, ele é progressivo em seu propósito. Uma nova etapa só poderá começar quando tivermos preparados para a outra. Mas como obedecer fielmente ao tempo de Deus? A resposta para essa pergunta é simples e do conhecimento de todos: se sujeitando fielmente a vontade dEle. Não precisamos sofrer mais do que devemos se entendermos que nossa felicidade está em fazer a vontade do Pai. Não precisamos nos preocupar com mais nada além disso, pois TODAS as outras coisas nos serão acrescentada no tempo oportuno.

Acredito que o povo de Israel não precisava ter passado quarenta anos no deserto, mas foram duros de coração, sempre reclamando (Exo. 16,3; 17,3; Num 14,2) o que os levou a não encontrar antes a terra prometida, Canaã. 

Não precisamos sofrer mais do que o necessário para nos conhecermos. Basta sermos sinceros, basta dar um SIM a cada dia.

Oração:
Senhor dai-nos força para desejarmos fazer tua vontade acima de tudo e de todos. Enche-nos de amor esponsal e parresia, para que nos determinemos a almejar o eterno, as coisas que não passam.
Autor: Gerson PJJ



“Não querias te atrasar no caminho.
Não queiras retornar ou sair do caminho.
Quem não avança, recua.
Quem correr atrás, retarda.”

Santo Agostinho

Um comentário:

  1. Muito bom o texto! Quem não avança, recua! Sto Agostinho acerta em cheio nessa frase!

    ResponderExcluir