sexta-feira, 1 de abril de 2011

Pai Nosso

Nesse novo caminho de amizade com o Senhor nada melhor que meditar e tentar aprender com a oração que Ele mesmo nos ensinou. Lembrando que a oração é a maneira mais fecunda nesse caminho de amizade com Deus. Então se nós entendemos o sentido de ser cristãos, ou seja, ser imitador de Cristo, discípulo, surge a necessidade de atentarmos para algo tão sublime como a oração do Pai Nosso.

PAI NOSSO QUE ESTAIS NO CÉU
Antes de tudo é um ato de fé, pois reconhecemos quem é Deus para nós. Invocamos a Ele e ao mesmo tempo declaramos onde habita, consequentemente o local para onde queremos ir. O “nosso” confirma que já não somos servos, mas um filho querido.

SANTIFICADO SEJA VOSSO NOME
Jesus nos ensina a louvar e a adorar a Deus pelo o que Ele é, não porque vai nos dar ou já deu algo, mas pela sua essência. Quanto tempo passamos adorando a Deus por sua essência, grandeza, santidade, perfeição, beleza?

VEM A NÓS O VOSSO REINO
O que é o reino de Deus se não o amor, humildade, bondade, alegria, felicidade, justiça. Neste momento façamos uma auto análise de tais virtudes. Será que realmente queremos, desejamos as “virtudes celestes”? O que estamos fazendo para alcançá-las?

SEJA FEITA A VOSSA VONTADE ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU
Essa súplica as vezes nos causa dor, pois muitas vezes a nossa vontade não é a vontade do Pai. Nesta frase Jesus nos ensina que a vontade de Deus é a nossa verdadeira felicidade e que ela deve ser buscada e realizada sempre.

O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DAI HOJE (TAMBÉM PODE SER TRADUZIDO: O PÃO NECESSÁRIO A NOSSA SUBSISTÊNCIA NOS DAI HOJE)
Tudo é fruto da providência divina, inclusive o nosso alimento diário. Diante disso sempre (todo dia) temos que pedir e agradecer o alimento que nós comemos.
Também devemos pedir o nosso alimento espiritual todo dia. A graça de Deus é o que nos da força para prosseguirmos e sem ela definhamos e morremos. “A graça tem prazo de validade de 24 horas”, temos que pedir todo dia.

PERDOAI-NOS AS NOSSAS OFENSAS, ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS A QUEM NOS TEM OFENDIDO
Temos que pedir perdão a Deus por ofendê-Lo com o pecado. Entretanto será que perdoamos a quem nos ofende? Jesus nos ensina a perdoarmos cada vez mais rápido, por que o Pai age assim.

NÃO NOS DEIXEI CAIR EM TENTAÇÃO
Notemos que Jesus não pede para não ser tentado, contudo pede a graça para quando for tentado não cair, mas permanecer firme em Deus.
Jesus também mostra que precisamos da graça, da força, do poder de Deus, pois sem Ele somos incapazes de superar uma tentação. Ao pedir para não cair em tentação pedimos a graça e a força para suportar o mal.

MAS LIVRAI-NOS DO MAL
Porém o que é de fato o mal? O mal é simplesmente tudo aquilo que não é bem, ou seja, o mal é a mais pura ausência do bem, tudo que foge da vontade e propósito do bem, do belo, de Deus.
Esta súplica está diretamente ligada a “seja feita a vossa vontade”, seja feita de acordo com a Sua criação, sua essência, pois tudo que foge disso é mal.


Autor: Gerson Moura (jovem do PJJ)

Um comentário: