sexta-feira, 8 de abril de 2011

Santa Tesinha "Uma gigante no Amor"

Santa Teresa de Lisieux

Hoje eu gostaria de informá-lo sobre Santa Teresa de Lisieux, Teresa do Menino Jesus e da Sagrada Face, que viveu neste mundo apenas 24 anos no final do século XIX, levando uma vida muito simples e escondida, mas que, depois da morte e da publicação de seus escritos, tornou-se um dos santos mais famosos e amados. "Little Teresa" nunca deixou de ajudar as almas mais simples, os jovens, os pobres e sofredores que rezam, mas também toda a Igreja, iluminada com a sua doutrina espiritual profunda, a tal ponto que o venerado Papa João Paulo II II, em 1997, quis dar a ela o título de Doutor da Igreja, para além da Padroeira das Missões, já conferido pelo Papa Pio XI, em 1927. O meu amado Predecessor, o chamou de "um especialista no scientia amoris" (Novo millennio ineunte, 27). Esta ciência, que vê o brilho toda a verdade no amor de fé, Teresa exprime basicamente a história de sua vida, publicado um ano depois de sua morte sob o título História de uma alma. É um livro que foi lançado com enorme sucesso, foi traduzido para muitas línguas e distribuída em todo o mundo. Gostaria de convidá-lo a descobrir este pequeno bebê grande, este comentário brilhante vivido plenamente o Evangelho! A História de uma alma, de fato, é uma maravilhosa história de amor, contada com tal autenticidade, simplicidade e frescura que o leitor não pode ajudar, mas continuam fascinados! Mas o que é este amor que encheu a vida de Teresa, desde a infância até a morte? Queridos amigos, este amor tem uma cara, tem um nome é Jesus! O Santo continuamente fala de Jesus, quero voltar, então, as principais etapas de sua vida, para entrar no coração de sua doutrina.

Teresa nasceu 02 de janeiro de 1873, em Alençon, cidade na Normandia, França. E 'a filha caçula de Louis e Zelie Martin, pais, cônjuges e indivíduos, juntamente beatificado 19 outubro de 2008. Eles tiveram nove filhos, quatro deles morreram na infância. Eles foram os cinco filhas que se tornaram religiosos. Teresa, 4 anos, estava profundamente ferido pela morte de sua mãe (Ms A, 13R). O pai então se mudou com as filhas na cidade de Lisieux, que terá lugar durante toda a vida do santo. Mais tarde, Teresa, sofrendo de um grave distúrbio nervoso, foi curada por uma graça divina, que ela chama de "sorriso da Virgem" (ibid., 29v-30v). Em seguida, recebeu a Primeira Comunhão, intensamente vivido (ibid., 35R), e colocar Jesus na Eucaristia no centro da sua existência.

O "Graça de Natal" de 1886 marcou o ponto de viragem, que ela chamou de "conversão completa" (ibid., 44V-45r). Cura, na verdade, totalmente em sua infância incomum e começa a "funcionar como um gigante." Na idade de 14 anos, Teresa se aproxima, com muita fé, Jesus Crucificado, e leva a sério o caso, aparentemente, em desespero, um criminoso condenado à morte e impenitente (ibid., 45V-46V). "Eu queria a todo custo evitar que eles caiam no inferno", escreve o santo, com a garantia de que sua oração teria o colocou em contato com o sangue redentor de experiência de Jesus, seu primeiro e fundamental da maternidade espiritual, "Tanta Confio na misericórdia infinita de Jesus ", escreve ele. Com Maria, a jovem Teresa adora, crê e espera com o "coração de mãe" (cf. 6/10r PR).

Em novembro de 1887, Teresa fez uma peregrinação a Roma com seu pai e sua irmã Celina (ibid., 55V-67R). Para ela, o destaque é a audiência do Papa Leão XIII, à qual o pedido de autorização para entrar, apenas quinze anos, no Carmelo de Lisieux. Um ano depois, seu desejo se tornar realidade: você faz carmelita, "salvar almas e rezar pelos sacerdotes" (ibid., 69V). Ao mesmo tempo, ela também começa a doença dolorosa e humilhante mental de seu pai. É um grande sofrimento que leva à contemplação do rosto de Teresa de Jesus em sua Paixão (ibid., 71rv). Assim, seu nome religioso - Irmã Teresa do Menino Jesus e da Sagrada Face - é o programa ao longo de sua vida, em comunhão com os mistérios centrais da Encarnação e da Redenção. Sua profissão religiosa, a festa da Natividade de Maria, 08 de setembro de 1890, é para seu casamento espiritual de um verdadeiro no "pequenez" do Evangelho, que é caracterizada pelo símbolo da flor: "Que festa bonita da Natividade de Maria para se tornar a noiva de Jesus! - escreve ele - era a mocinha de um dia que teve a sua pequena flor ao menino Deus "(ibid., 77r). Teresa Ser religioso significa ser a esposa de Jesus e mãe de almas (cf. Manuscrito B, 2v). No mesmo dia, o Santa escreve uma oração que tudo indica a direção de sua vida, pergunta a Jesus o dom do Seu amor infinito, de ser menor e, especialmente, as chamadas para a salvação de todos os homens: "Que nenhuma alma é caramba hoje "(Pr 2). De grande importância é a sua oferta de Amor Misericordioso, feito em comemoração da Santíssima Trindade em 1895 (Manuscrito A, 83v-84R; Pr 6): partes Teresa oferta que agora com suas irmãs, que já vice-mestre de noviços .

Dez anos após a "Graça de Natal", em 1896, é a "graça da Páscoa", que abre o último período da vida de Teresa, com o início da sua paixão em íntima união com a Paixão de Jesus, este é o paixão do corpo com a doença que levou à morte através de grande sofrimento, mas acima de tudo é a paixão da alma, uma prova dolorosa de fé (Ms C, 4v-7v). Com Maria da Cruz de Jesus, Teresa vive, então a fé mais heróica, como a luz na escuridão que invade a alma. A vida carmelita está ciente do grande teste para a salvação de todos os ateus do mundo moderno, que ela chamou de "irmãos". Então, viver mais intensamente o amor fraternal (8R-33v) para as irmãs de sua comunidade, seus dois irmãos espirituais aos missionários, sacerdotes e para todos os homens, especialmente os mais remotos. Torne-se uma irmã verdadeiramente "universal! Sua caridade amável e sorridente é uma expressão de profunda alegria da qual ele revela o segredo: "Jesus, minha alegria é amar-Te" (P 45 / 7). Neste contexto de sofrimento, vivendo o maior amor nas menores coisas da vida cotidiana, o Santo completa a sua vocação para o amor no coração da Igreja (cf. Manuscrito B, 3v).

Teresa morreu na noite de 30 de setembro de 1897, dizendo que as simples palavras: "Meu Deus, eu te amo!" Olhando o crucifixo apertado em suas mãos. Estas últimas palavras do Santo é a chave para toda a sua doutrina, sua interpretação do Evangelho. O ato de amor, expresso em seu último suspiro, que era como o sopro constante de sua alma, como o bater do seu coração. As palavras simples: "Jesus eu te amo" são o foco de todos os seus escritos. O ato de amor a Jesus os mergulhos na Santíssima Trindade. Ela escreve: "Oh, você sabe, ó Jesus, eu te amo, / O Espírito do Amor inflama-me com o fogo, e 'eu amo você, eu chamar o Pai" (P 17 / 2).

Queridos amigos, nós também com Santa Teresinha do Menino Jesus, devemos ser capazes de repetir todos os dias ao Senhor para que queremos viver para amá-Lo e para os outros, aprenda a escola dos santos amor tão verdadeiro e total. Teresa é um dos "pequenos" do Evangelho, que são levados por Deus nas profundezas do seu mistério. Um guia para todos, especialmente os do povo de Deus, são o Ministério dos teólogos. Com a humildade ea fé, caridade e esperança, Teresa entra continuamente no coração da Sagrada Escritura que contém o mistério de Cristo. E essa leitura da Bíblia, alimentada pela ciência de amor, não se opõe à ciência acadêmica. A ciência dos santos, de fato, de que fala a última página de A História de uma alma, é a mais alta ciência. "Todos os santos têm compreendido e, talvez, mais particularmente aqueles que encheu o universo com o brilho do ensinamento do Evangelho. Não é da oração que os santos Paulo, Agostinho, João da Cruz, Tomás de Aquino Francisco, Domingos e muitos outros amigos notáveis ​​de Deus tem estabelecido essa ciência divina que encanta os genes maiores? " (C Ms, 36R). Inseparável do Evangelho, a Eucaristia é o sacramento do Amor Divino para Teresa que reduz a extrema nos levantar para ele em sua última carta, uma imagem que representa o Menino Jesus na hóstia consagrada, o Santo escreveu estas palavras simples: "! Eu não posso temer um Deus que para mim se tornou tão pequeno (...) Eu adoro Na verdade, ele não é Amor e Misericórdia" (LT 266).

No Evangelho, especialmente Teresa descobre a misericórdia de Jesus, a ponto de dizer: "Para mim, Ele deu a Sua infinita misericórdia, através dele e eu amo a contemplar as perfeições divinas outros (...) Então tudo me parece radiante com o amor! , a própria justiça (e talvez mais do que qualquer outro) me parece revestida de amor "(Ms A, 84R). Assim se expressa também nas últimas linhas da História de uma alma: "Quando eu olho para o Santo Evangelho, apenas respirando os perfumes da vida de Jesus e sei para onde correr ... Não é o primeiro lugar, mas todos" passado, eu sinto o impulso ... Sim, mesmo se eu tivesse na minha consciência todos os pecados que você pode cometer, eu iria com o coração partido de arrependimento, para me jogar nos braços de Jesus, porque eu sei o quanto você ama o filho pródigo que retorna a Ele. "(Ms C, 36v-37r). "Confiança e amor" são, portanto, o ponto final da história de sua vida, duas palavras que têm iluminado como balizas ao longo do seu caminho de santidade, a fim de guiar os outros na mesma o seu "pequeno caminho de confiança e amor", "s infância espiritual (cf. Manuscrito C, 2v-3R; LT 226). A confiança que o da criança que é abandonada nas mãos de Deus, inseparável radical forte do verdadeiro amor, o dom de si, para sempre, assim como o Santa Maria contemplando: "Amar é dar tudo, e ações de si mesmo "(Porque eu te amo, Maria, P 54/22). Então, Teresa mostra-nos que a vida cristã é viver plenamente a graça do batismo no amor doação total do Pai, para viver como Cristo, no fogo do Espírito Santo, o seu próprio amor para todos. Graças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário